sábado, 8 de março de 2008

Lavando a louça...

Ninguém gosta de lavar a louça.... isso a gente já sabe!


E não adianta ir empilhando, empilhando na pia, esperando aparecer alguma alma bendita pra te visitar e, vendo toda aquela bagunça, pensar que você é um cara muuuuito ocupado e não tem tempo para essas pequenas tarefas, e quem sabe se oferecer para essa humilde tarefa!
Isso não vai acontecer! Se a alma bendita aparecer, com certeza vai pensar que vc é um cara muuuuuito relaxado e avesso à limpeza....rsss
O melhor é lavar logo em seguida à refeição, para que os resíduos não grudem tanto nos pratos, copos, talheres, e principalmente panelas.
Mas se você não tem mesmo tempo, também não precisa deixar a cozinha assim:

Mãos à obra! Vamos ver algumas dicas para facilitar este servicinho tãão desgastante:

Você vai precisar, basicamente, de:
1 Esponja do tipo dupla face (um lado macio e o outro mais grosso)
1 Esponja de aço
1 Detergente
1 barra de sabão (esqueça os muito coloridos e perfumados; para a louça não funciona)
1 Escorredor de louça
Panos de prato (aqueles feitos de saco alvejado são os melhores)
Se sua pia não tem ralo (removível), compre um urgente! Resíduos de comida no encanamento em poucos dias vão fazer você gastar uma nota com bombeiros...

Se não pode lavar na hora, empilhe os pratos, coloque as tigelas umas dentro das outras, os talheres dentro de uma vasilha funda. Coloque água sobre os pratos, encha as tijelas e panelas com água, para que os resíduos não grudem e sequem. Deixe os talheres de molho dentro de uma das tijelas com água. Os copos também devem ficar com água em cima da pia - não dentro.

Vamos então começar:

1 - Comece pelos copos e xícaras. Lave com detergente (copos e xícaras não se lavam com sabão) e enxague bem, até a água sair sem espuma. Se você tem escorredor, coloque os copos de boca para baixo. Se não tem, coloque um pano de prato limpo sobre a mesa e ali coloque os copos e xícaras.

2 - Pegue os pratos, um a um, e esfregue com a esponja com sabão. Lembre-se de lavar também o lado de baixo dos pratos. Empilhe sobre a pia, não dentro. Faça o mesmo com tijelas e travessas.

3 - Enxague bem cada prato e vá colocando no escorredor. Se não tiver, coloque-os em local limpo na pia, sempre virados para baixo.

4 - Quando terminar a louça, comece a lavar os talheres. Comece pelos pequenos, colherinhas de café, de sobremesa, etc. Esfregue os talheres um a um. Se a esponja já não faz espuma, lave e passe novamente no sabão. Vá separando os talheres ensaboados sobre a pia. Não coloque dentro da pia, para que não peguem gordura novamente.

5 - Para enxaguar, pegue os talheres de dois em dois (2 garfos, 2 facas). Não mais que isso.
Em água corrente, esfregue com as mãos até sentir que não há mais sabão no talher ou no cabo de cada um. Coloque no escorredor.

6 - Para as panelas, se estiverem queimadas, deixe de molho com água e detergente, de um dia para outro. Se estiverem normais, lave com a esponja e sabão, se forem teflon. Mas, o lado de baixo, onde as panelas ficam sobre a chama, geralmente é de alumínio, e deve ser esfregado com esponja de aço e sabão, até que fiquem brilhando. Se as panelas não são de teflon, esfregue com esponja de aço e sabão. Não poupe suas forças, esse trabalho exige um pouquinho de força, até a panela brilhar. Coloque no escorredor.

7 - Pode começar agora a enxugar os pratos, que já escorreram. E seguindo essa ordem até chegar às panelas.

8 - Não se esqueça de, depois de lavar, enxugar e guardar a louça e as panelas, dar um trato em sua pia!!! Tire o ralo e jogue o conteúdo no lixo. Esfregue toda a pia e o ralo também, com esponja de aço e sabão e enxague bem. Seque com o rodinho de pia e um pano. Pia úmida logo fica com lodo nos cantos, e uma aparência bem caidinha. Deixe sua pia brilhando!!!

Algumas dicas a mais:

*** Panela de frituras:
Se você fez uma fritura e a panela está suja com gordura, não lave junto com a louça sem antes retirar essa gordura.

Retire o excesso com toalha de papel e jogue no lixo. Se puder, jogue um pouquinho de água fervendo (pouco), deixe 2 minutos e jogue essa água também no lixo. Nada de excesso de gordura na pia. Agora lave normalmente, mas deixe esse tipo de panelas para lavar por último.

*** Todo mundo sabe que bifes e grelhados ficam melhores em panelas de ferro.


Mas essas panelas exigem uma secagem de 100% após a lavagem. Se você é privilegiado e mora em apartamento que dá pra ver o sol, seque a panela e deixe ao sol por alguns minutos. Caso contrário, seque e deixe uma folha de toalha de papel dentro dela.

*** E após a louça lavada, não se esqueça dos panos de prato..


Deixe os panos de molho para lavar no outro dia. Coloque sabão em pó (água sanitária só em último caso, e bem pouquinho, se os panos estiverem com muitas manchas) e faça uma boa espuma em um balde. Deixe de molho e lave no dia seguinte. Se tiver sol em casa, melhor secarem ao sol.

E até a próxima..........Bjsss.........




Um comentário:

Adriana disse...

Lavar louças é um verdadeiro martirio!!!mas faz parte de qualquer prato gostoso ou ruim.. beijos ,que pelos hoje ,no dia internacional da mulher,não tenhamos que lavar pratos.Beijos!!