sexta-feira, 21 de março de 2008

Fazendo seu Ovo de Páscoa...

Olá, meninos... como estão de feriados?

Então... alguém aí não comprou os ovos de Páscoa para aquelas pessoinhas especiais, que estão esperando por eles??
Xiii...
Não... não adianta comprar um coelho e dar como presente. Não vai fazer o mesmo efeito...rs


Mas se vc está a fim de fazer os ovos em casa mesmo, pode apostar que consegue! Não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta comprar o chocolate ao leite (500g em barra), as formas para ovos de Páscoa (vc consegue em lojas de artigos para festas), papel alumínio, papel seda ou celofane, uma fita de veludo ou de cetim para dar o laço... e vamos em frente!
E vc ainda pode incrementar a receita com chocolate branco, ou fazer um ovo crocante... que tal?
Vai ficar assim (melhor do que o comprado pronto).


OVO DE PÁSCOA TRADICIONAL




Vamos começar então:

1 - Pique o chocolate ou passe no ralador grosso.


2 - Agora o banho-maria. Não... vc não vai dar banho em ninguém, pode esquecer. Banho-maria é uma técnica da cozinha, onde vc coloca uma vasilha com água para ferver, e após isso, coloca o que vai cozinhar ou derreter (no caso, derreter o chocolate), em uma vasilha menor dentro da panela com água fervente. O objetivo é não colocar o que vai fazer diretamente no fogo.
Coloque uma panela de boca larga ou uma forma de bolo com água pela metade (não encha muito para não respingar no chocolate ao ferver). Coloque o chocolate em uma panelinha pequena, e a panelinha coloque dentro da vasilha com água. Vá mexendo, até o chocolate derreter totalmente.


3 - Se quiser fazer o ovo com riscos brancos, use chocolate branco (1 tablete apenas, picado e derretido em banho-maria). Faça os desenhos na forma e reserve.


4 - Agora que vc já derreteu o chocolate, despeje em uma pedra de mármore ou pia, se tiver. Se não tiver, despeje em uma tijela que não seja de metal (de preferência de louça ou vidro), e mexa para que não seque.



5 - Use uma colher grande ou uma espátula. Coloque uma colher cheia de chocolate na forma. Gire a forma para que o chocolate preencha tudo.


Retire o excesso, não deixe acumular mais em uma parte que em outra.


6 - Leve as formas à geladeira por uns 10 minutos (não coloque em congelador ou freezer). Deixe endurecer. Repita o procedimento mais 2 vezes. Na 3ª camada o ovo já tomará a forma de ovo mesmo. Deixe mais tempo na geladeira (2hs ou mais).


7 - Retire com muito cuidado, apertando do lado de fora a forma, para ir se soltando. Nada de movimentos bruscos, senão vc quebra as metades (se quebrar, coloque novamente na forma, derreta mais chocolate e pincele na emenda; volte à geladeira). Ficou assim?

Deixe em local seco e arejado por algumas horas. Então recheie com bombons ou o que preferir, feche as metades e embrulhe em papel alumínio, depois no papel seda.

Quer variar?

OVO DE PÁSCOA CROCANTE

Delicioso, hein?

Basta derreter o chocolate picado conforme já explicado, e quando estiver totalmente derretido, junte 80g de flocos de arroz.

Repita os passos como do ovo tradicional, 3 camadas. Na última camada deixe mais tempo na geladeira (2hs ou mais). Retire com cuidado e deixe em local seco e arejado por algumas horas. Então recheie com bombons ou o que preferir, feche as metades e embrulhe em papel alumínio, depois no papel seda.


OVO DE PÁSCOA BICOLOR



Mesmos procedimentos. Coloque a terceira camada com chocolate branco.



E vc pode variar na decoração, fazendo relevos, colocando chocolate branco, fazendo uma metade de cada cor:


Pronto!!! Agora vc não vai chegar de mãos vazias na casa de ninguém. Faça logo uma dúzia deles e saia presenteando...rss

E depois.......pode dar uma cochiladinha, que o seu domingo já está ganho!




Bjkas e ótima Páscoa a todos........

2 comentários:

Adriana disse...

Isto não vale...para amantes de chocolate é motivo para começar tudo de novo...

Vanda Blog disse...

Obrigada pela visita. Eu não deixo recados, mas sempre que posso dou uma passadinha por aqui.

bjus.