quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Só tem ovo.......................

E de repente chega em sua casa aquela pessoa com quem vc não quer fazer feio...
E de repente é hora do almoço, ou do jantar, vc fica naquela de "convido ou não convido?"
Convide sim, claro.........
Bom, mas antes leia o bloguinho aqui, é claro, quem sabe vc tira alguma ideiazinha maneira!!!
Então... vc abre a geladeira nesse dia e......OOOOHHHH! Venha nos salvar santo Ovídio, protetor dos cozinheiros improvisados!!!
Vc abriu a geladeira e não tem nenhum bifezinho rápido! Nenhum "tekitos", quebra-galho de toda hora! Nenhum peito de frango, com o qual se faz mil coisas! Só tem...OVO !!!


E agora? O que vc vai fazer com isso?
Calma... Calma... Muita calma nessa hora! Na cozinha tudo se ajeita!
Vão aqui algumas sugestões para vc arrasar, mesmo sem bifinhos, sem frango, sem empanados...

1 - Cozinhe os ovos...

... em água fria, nunca em água fervendo, porque eles se quebram.
Dos ovos cozidos vc faz uma bela SALADA!!
Se tiver, junte um pepino em fatias, ou alface picadinha, cebola fatiada. Tempere tudo com vinagre, sal, pimenta do reino e azeite. Se quiser coloque uma pitada de catchup sobre cada metade dos ovos, fica um charme:


2 - A velha e boa OMELETE:

Bata os ovos, coloque uma pitada de sal, junte cebola batidinha, 1 colherinha (de café) de fermento em pó e 1 colherinha de farinha de trigo. Espalhe na frigideira untada (se tiver de teflon, melhor). Coloque a massa, espalhe com uma escumadeira teflon ou colher, deixe em fogo baixo. Quando a massa secar um pouco, coloque mussarela e o que mais quiser, presunto, ou pimentão e cebola, 1 pitadinha de orégano. Dobre a omelete e deixe dourar. Vire com o auxílio de 2 escumadeiras, doure do outro lado. E pronto! Sirva quentinha:



3- Não gostou? Não gosta de frituras? Vamos então pra outra idéia:
Tem ervilha em casa? A ervilha torta ou 2 latas de ervilhas em conservas.
Doure 1/2 cebola, junte uma colherinha de sal, deixe refogar. Forre com um tomate picadinho e junte as ervilhas. Abaixe o fogo, pingue 1/2 xícara de água, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Enquanto isso, quebre os ovos um de cada vez, (pode usar uns 3 ou 4ovos) em um recipiente, tempere com sal e pimenta do reino. Coloque delicadamente cada ovo de um lado, sobre as ervilhas e tampe por mais 5 minutos. Está pronto, é light e faz bonito na mesa!

3- Muito simples pra vc?? Quer alguma coisa mais sofisticada? Se não tem chuchus em casa, peça na vizinha, todo mundo tem! Faça um suflê (em fr.=soufflè). Nem imagina como fazer? É super simples:
Descasque 3 chuchus, retire o miolo branco e pique os chuchus em cubos. Lembrando que para descascar chuchus tem que ser debaixo da torneira, senão a sua mão vai ficar com uma goma dificil de sair.
Cozinhe o chuchu em água e uma colherinha de sal. Depois de cozido, escorra a água e amasse com um garfo, grosseiramente.
Junte 2 gemas e 1/2 copo de leite, tempere a gosto com sal, pimenta do reino e 2 colheres de queijo ralado. Separe.
Bata em neve as claras, e misture delicadamente à massa. Unte com margarina uma forma redonda ou quadrada, mas pequena, porque não cresce muito. Despeje a massa e asse em forno médio. Quando assar por baixo, coloque em fogo alto para dourar. Resultado?


Bom...alguma idéia vai servir, né? Espero que sim!
Bjss e até a próxima!

3 comentários:

Adriana disse...

Todas as suas idéias são lindas e maravilhosas.Seus corações ...há corações!!

Drica Menezes disse...

super amei este blog! moro sozinha e as vezes receitas rapidas sao tri uteis...adorei! bjao! :D

Adriana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.